Buscar

domingo, 17 de outubro de 2010

Porque chorar faz bem...

Oi amores da minha vida!! Feriado prolongado é isso aí né todo mundo some..Mas calma pessoas já estou aqui de volta ...
P rimeiro queria explicar a postagem de hoje de porque chorar faz bem é que acabei de ler um livro e descobri mais uma vez que conscidências não existem , no entanto estava um pouco chorosa hoje por causa de alguns comentários que algumas pessoas que nós não deviamos nem levar em consideração porém ,infelizmente levamos ,mas acredito que um dia chegaremos ha um grau de evolução onde como diria a Gisele Rao ,seremos o centro do nosso universo ,nos preocupando apenas com nossa vontade e nosso querer,mas como ia dizendo as palavras desta pessoas me magoou muito e principalmente por que além de me ofender ,ofendeu também meu companheiro que amo tanto ,e acho que na verdade doeu mais por isso ,e chorei gente ...chorei e muito ...Mas liguei a tv no canale escola , pra ver se via algo de interessante e vi uma a entrevista de um médico ,dizendo que chorar faz bem e previne o cancêr ôcular ,ái vim na net e busquei saber mais sobre o assunto ,e achei esta entrevista Mariana Araguaia assim como eu ,bióloga .espero que gostem :D



A glândula lacrimal é capaz de produzir aproximadamente 500 mL de lágrimas em um ano. Estas, formadas por água, muco, lipídios, proteínas, magnésio, potássio, enzimas antibacterianas, dentre outros; têm sua composição levemente alterada quando são secretadas em momentos de choro, apresentando-se, por exemplo, ricas em manganês.

Nossa espécie é a única do reino animal capaz de chorar, sendo este evento diretamente relacionado ao nosso instinto de defesa e comunicação – basta nos lembrarmos do choro do bebê, indicando que algo não vai bem. Chorar pode expressar uma gama de sentimentos, dentre eles a tristeza, dor física, indignação, insegurança, medo - ou mesmo felicidade – externalizando-os.

Aproximadamente 75% dos homens e 85% das mulheres sentem-se melhor depois de chorar: e isso não é por acaso. Em determinadas situações, nosso cérebro produz certas substâncias, como a prolactina, que ativam a ação das glândulas lacrimais. Esta, cujas concentrações aumentam em momentos de estresse, reduz novamente sua quantidade quando começamos a chorar; tal como a adrenalina. Este fator, aliado à liberação de substâncias como a leucina-encefalina, noradrenalina e serotonina, nos proporciona uma sensação anestésica e de calma, aliviando a angústia e liberando a tensão.

Reprimir-se em momentos adversos pode fazer com que o indivíduo, em longo prazo, desenvolva quadros de depressão; ou mesmo doenças psicossomáticas. Pressão alta, úlcera, e gastrite são alguns sintomas que podem surgir desta forma. Além disso, crianças que são educadas a reprimir o choro têm muito mais probabilidade de desenvolverem problemas de inibição emocional no futuro. Entretanto, fique atento: indivíduos nesta faixa etária tendem a utilizar o choro, também, como um instrumento de chantagem.

Além do fator cultural, acredita-se que homens choram menos que mulheres porque elas possuem 50% de prolactina a mais que eles, já que é este mesmo hormônio que atua nas glândulas mamárias, para a produção de leite materno.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Um comentário:

  1. Chorar faz bem para a alma!!! E qt aos comentarios minha flor, tente evitar o contato c esse tipo de pessoa, sei mt bem como se sente...tenho uma colega de trabalho q adoraaa me criticar, me colocar pra baixo...isso é inveja!!
    Bjs

    ResponderExcluir