Buscar

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Fofoca


Que atire a primeira pedra aquele que nunca quis saber de uma fofoquinha ?Que atire a segunda aquele que nunca fez uma....
Resolvi escrever sobre este assunto porque nós ,digo todos nós já falamos alguma vez a mesma frase “Tenho horror de fofoca” , porém uma vez ou outra sempre estamos interessados em saber de uma conversinha fiada seja ela qual for.
Do latim boato quer dizer rugido de boi uma metáfora para definir um som sem veracidade que se espalha rapidamente .
Na ultima década o psicólogo FRANK McANDREW e o biólogo Robert Trivers da Universidade Rutgers em Nova Jersey resolveram estudar sobre a arte de fofocar. Descobriram que já nos primórdios da humanidade nossos antepassados andavam em pequenos grupos e tinham que cooperar uns com os outros ,quando estranhos se aproximavam do grupo ele procuravam os defeitos do grupo rival e evidenciava os pra o próprio grupo ;Julio César Imperador romano pagou em moedas de ouro servos para que estes espalhassem histórias inventadas de seus inimigos políticos para o povo,e isso acontece até hoje.
No presente trabalho ,as pesquisas provaram que adoramos saber da vida de nossos inimigos,pessoas que nos fazem ou nos fizeram sofrer,noticias que menosprezam ou diminuem tal sujeito nos deixam extasiados e nós divulgamos a noticia nem que seja para o melhor amigo ,costumamos usá-las de forma maldosa e irônica.
E acordo com as hipóteses evolutivas nos sentimos mais interessados em tragédias ,dramas, e de indivíduos de mesmas idade e sexo que nós,isso para nos auto-compararmos .Saber da vida de pessoas famosas também chama atenção já que ao ver de muitas pessoas famosos são semi-deuses e não pessoas normais , e nosso intenso interesse que sentimos pela vida alheia de pessoas que não são socialmente interessantes como explicar o nosso fascínio pelos realitys shows.
Já noticias positivas de nossos amigos e familiares são bem atraentes e são usadas de maneira vantajosa.
Não é que fofoca seja uma coisa ruim,ela se torna uma coisa ruim quando deixamos de saber da nossa própria vida para sabe da vida do outro ,a fofoca e produtiva ela cria concorrência e instinto de defesa.
“PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDEIAS; PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS; PESSOAS MEDIOCRES FALAM SOBRE PESSOAS."

2 comentários:

  1. Eu nao vou mentir, adoooooro uma fofoca, hehehe, mas é verdade que existe um limite. Quando a pessoa deixa de lado a própria vida pra ficar xeretando e dando pitaco na vida dos outros é demais mesmo. Exemplo: Eu tenho uma vizinha (sempre elas!) que falava de tooooodas as meninas aqui do bairro, nenhuma prestava (eu tava no meio, óbvio! hahah), eram todas "v"s e "p"s, meeeeeeenos a neta dela. Resultado? A "moça pura" foi a primeira que engravidou, enquanto as "v"s e "p"s estudavam, trabalhavam, casavam... Fofoca no dos outros é refresco! Hahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Pois é.. Mas acho ainda que o pior da fofoca é que sempre se acrescenta algo ou se expressa de forma errada. Ai meu, dá mó confusão!
    Mas as vezes é bom rir de algumas "conversas fiadas"! Hahahaha

    ResponderExcluir