Buscar

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Birra Emocional


Oi gente olha este texto que lindo ele é da Ana Stuart , uma terapeuta amiga minha especialista em terapias de casais e pessoas dependendes seja substancias toxicas ou afetivo .
Está maravilhoso o texto vale a pena conferir .Leia o texto completo aqui

Na literatura dos neuróticos anônimos (NA), eles comparam depressão com a birra emocional, cuja origem é o egoísmo que acha o mundo hostil e nada agradável. Se formos analisar friamente veremos que o depressivo insiste em obter tudo o que deseja, as atenções sempre se voltam para ele e não suporta frustrações.

Por não aceitar sua própria realidade recorre a diversos mecanismos de defesa ou de fuga, como o retraimento, atribuição de culpa a outras pessoas, mau humor, alheamento, hostilidade, alienação e outras manifestações peculiares à doença mental e emocional.

Todas estas manifestações são comparadas à birra infantil, porém de forma ampliada.

No adulto a birra não é por causa do brinquedo e sim pelo emprego, pelo carro, pela casa, pelo dinheiro, pelas dificuldades nos relacionamentos, pela não aceitação da perda e até pela morte.

Existem jogos emocionais para se obter o que deseja que também são considerados birras, por exemplo - um casal que deseja prevalecer a sua vontade costuma usar o retraimento quando para de falar com o outro fazendo a pressão do silêncio.

Crianças se agitam e choram até vomitar, os adultos adoecem para chamar atenção.

O auge da birra no adulto, quando ele já tentou todos os recursos e não conseguiu chamar atenção é a tentativa do suicídio.

Como lidar com essa situação?

Quando a criança faz birra, temos que ser mais firmes do que ela e não entrar nos seus jogos de birra, para educá-la diante da vida.

Mas se tratando do adulto da mesma forma não devemos entrar no jogo dele e nos tornarmos co-dependentes, pois desta forma estaremos alimentando sua birra emocional.

Devemos sim conscientizá-lo de seu egoísmo, seu orgulho, sua prepotência, mostrando a ele que sua rebelião íntima está repleta de muita raiva e culpa, que o leva a preferir desertar da vida.

Conscientizá-lo da necessidade do tratamento multidisciplinar e tentar observá-lo de perto com carinho e firmeza, mas de forma alguma adoecer junto.

Um comentário:

  1. Nusssss tenho birra emocional!!
    Já fiz tanta coisa, já quis tanta coisa para obter algo que desejava.
    Já me fiz de vitima, de mais carente, de coitada, de doente só para ter atenção e carinho de algumas pessoas, sendo que na verdade eu precisa e sentia falta da atenção, carinho e amor por mim mesmo!!
    Adorei o texto!! Bjs Dany e um ótimo fds!!

    ResponderExcluir