Buscar

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Isso me irrita tanto..."Tá bom, mas não se irrite!"

Todo mundo um dia ja ouviu falar em testosterona ,este hormonio desempenha papel importante na gênese da agressividade humana, mas não é um papel decisivo. Homens jovens, que em geral possuem um alto nível de testosterona, apresentam - do ponto de vista estatístico e um maior gosto pelo risco e são mais agressivos do que outros grupos populacionais.A irritação é uma emoção hostil contra determinada causa. Ainda que seu primeiro impulso dure apenas uns poucos segundos, o estado de irritação pode perdurar por mais tempo e reavivar a emoção a qualquer momento. Embora a percebamos como desagradável, a irritação em si , sobretudo quando bem vivida - pode ser divertida também.
Essa emoção básica tem muitas facetas - em português, a palavra "irritação" provém do latim irritare, que significa "incitar, estimular, provocar". Quando envolve propriedade, ela se chama inveja. Transforma-se em ciúme, quando se trata da - suposta - posse de outra pessoa, seja cônjuge, irmão ou irmã. Também o desejo de vingança comparece quando a irritação se vincula a uma ofensa da honra - podendo esse desejo, portanto, ser conseqüência direta da inveja ou do ciúme.
Da próxima vez que você se irritar porque alguém quer passar à sua frente na fila, basta que você expresse essa irritação. Mas sinalize também ao outro sua disposição conciliatória. Se fizer isso, terá boas chances de esclarecer de forma sensata o conflito e de resolvê-lo. A irritação, é de se supor, vai desaparecer - ela já terá cumprido sua função.
Então FALE!!!Mas não grite!!! Gritar afasta surda os ouvidos e afasta corações....
No entanto, o que acontece no desenrolar dos sentimentos de raiva é que a nossa forma de pensar muda ou desvia do que queremos , e que as coisas se passem ao nosso gosto para exigirmos ,que as coisas se submetam ao nosso modo ,á nossa vontade ,tem que ser do meu modo ,como eu quero !Isso é nada menos que “Egocentrismo “ tal necessidade das coisas acontecerem como queremos ,ter termos nossos egos satisfeitos .
Aprender a lidar com a raiva no nosso cotidiano de forma saudável ,sem fazer mal a nós mesmo e aos outros ,é uma parte importante da vida cotidiana.

5 comentários:

  1. Concordo. Realmente, gritar, fazer escândalo e derivados não ta com nada e nao leva a lugar algum, só da dor de cabeça (mtas vezes literalmente!).


    Bjoo Dany

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito bom este artigo,como pode né,td na vida tem um porque

    ResponderExcluir
  3. Haa é tipo ter auto-controle!
    Devemos ter não só quando estamos com raiva, mas em todo o tempo. Porque tem sempre algo que se não for controlado nos leva a ruína!


    Bom post moça!
    =)

    ResponderExcluir
  4. Dany,
    Parabens pelo blog amiga, é isso ai, fale mas não grite...
    Quando aprender isso ja serei mais feliz...rsrs
    BJs PARABENS

    ResponderExcluir
  5. Nossa Dani, você tem toda razão!!!
    concordo com tudo que você escreveu a cima, aliás você está de parabéns! Escreve super bem!!!
    Beijos

    ResponderExcluir